24 fevereiro 2017

‘Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera’ premiado no Porto

10:11

‘Essência do Vinho 2017’ distinguiu dois vinhos do Douro e o Vinho Madeira na prova ‘TOP 10 Vinhos Portugueses’.


Dois vinhos do Douro - um branco e um tinto - e um vinho fortificado da Madeira venceram a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses” da Essência do Vinho deste ano que decorreu quinta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto.
O vinho fortificado que recolheu a preferência do júri foi o Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera, um vinho da Madeira elaborado pela Barbeito, com autoria de Ricardo Diogo Freitas.
A eleição dos vinhos esteve a cargo de um painel de jurados composto por 40 especialistas, entre os quais jornalistas, críticos de vinhos, bloguistas, de 12 nacionalidades, que avaliou um total de 61 vinhos pré-selecionados.
Na vertente de bonificados, em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, o vinho do Porto Kopke Colheita 1957 da Sogevinus Fine Wines, e um da Península de Setúbal, o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior de 1995.
Já o vinho branco com mais elevada classificação foi o Alves de Sousa Pessoal 2008, do produtor Domingos Alves de Sousa, com enologia do filho, Tiago Alves de Sousa, do Douro. Nesta categoria, em segundo lugar, ficou o vinho Quinta de Santiago Alvarinho, reserva de 2015, da Nenúfar Real.
Também do Douro, o melhor vinho tinto eleito é o Passagem Grande Reserva 2009, elaborado pela Quinta das Bandeiras, com enologia de Jorge Moreira, no segundo posto ficou o Menino António Alicante Bouschet (2014) e no terceiro o Quinta da Touriga Chã (2014).
Com pontuação ex-aequo, em quarto lugar no que respeito aos vinhos tintos, foram eleitos o Chriseya 2014, Symington Family Estates, Douro, e o Pedra Cancela Amplitude 2013, Pedra Cancela, Dão.
A organização da Essência do Vinho, que decorre até domingo no Palácio da Bolsa, no Porto, agendou para esta noite, em jantar cerimónia na Feitoria Inglesa, o anúncio dos vencedores.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top